Talharim de espinafre caseiro.

Talharim de espinafre caseiro:



*Ingredientes:
- 1 maço de espinafre
- Água
- Sal a gosto
- 2 ovos
- 2 1/2 a 3 xícaras de farinha
- 1 colher de sopa de óleo
- 1/2 xícara de manteiga ou margarina

*Preparo:
1- Limpe o espinafre como de costume e lave-o bem. Numa panela com capacidade para 3 litros, coloque 1/2 cm de água e sal a gosto; deixe levantar fervura e acrescente o espinafre escorrido. Deixe levantar novamente fervura e cozinhe por 3 minutos. Escorra-o bem e retire o excesso de água com toalhas de papel; bata-o no liquidificador até obter purê e coloque-o numa tigela grande. Ou então, pique-o fino e passe-o em peneira fina, usando uma uma colher para pressioná-lo.

2- Misturando com um garfo, adicione os ovos, 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e mais sal a gosto; mexa até obter uma farofa. Forme uma bola e amasse-a sobre uma superfície bem polvilhada com farinha de trigo, até ficar lisa e elástica, por cerca de 10 minutos, acrescentando mais farinha conforme for preciso. Embrulhe-a em papel-manteiga e deixe-a descansar por 30 minutos; divida-a em duas partes iguais.

3- Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo num retângulo de aproximadamente 50 cm x 35 cm e corte-a em tiras de 50 cm x 1,5 cm. Arrume-as numa camada só sobre toalhas polvilhadas ligeiramente com farinha de trigo. Repita com a outra metade da massa e deixe descansar por umas 2 horas.

4- 20 minutos antes de servir : numa panela de 6 litros, coloque 4 de água, sal a gosto e óleo. Deixe levantar fervura em fogo forte, adicione o talharim e deixe levantar novamente fervura; cozinhe-o por mais 8 minutos. Escorra e coloque-o de volta na panela; junte a manteiga e mexa. Sirva-o sobre um prato aquecido.

*Rende: 8 porções.
Compartilhe no Google Plus

About Fernando Zambrotti

Esse blog, cujo o autor é amante da gastronomia, busca passar para os leitores as melhores receitas de família, portanto, bom apetite.
    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário