Pão Gergelim.

Pão de gergelim:



*Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal
- 2 tabletes (30 g) de fermento fresco ou 2 colheres de sopa de fermento seco
- Cerca de 6 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de água
- 1/4 de xícara de manteiga
- Leite
- 1 ovo, ligeiramente batido
- 1/4 de xícara de sementes de gergelim

*Preparo:
1- Numa tigela grande misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 2 xícaras de farinha de trigo. Numa panela, coloque a água, a manteiga e 1 xícara de leite e leve ao fogo baixo, até ficar morno.
2- Com a batedeira em velocidade lenta, adicione os líquidos aos ingredientes secos, batendo até misturar; em velocidade média, bata por 2 minutos. Acrescente o ovo e 1/2 xícara de farinha de trigo; continue batendo por mais dois minutos. Com uma colher de pau, junte 3 xícaras de farinha de trigo, para obter uma massa macia.
3- Coloque-a sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse-a até ficar leve e elástica: adicione mais farinha de trigo, se preciso. Unte 2 fôrmas redondas de 22,5 cm de diâmetro.
4- Corte a massa ao meio e com os dedos aperte nas fôrmas uniformemente, cubra com panos limpos e deixe crescer, até dobrar de volume.
5- Ligue o forno (175°). Pincele os pães com leite e salpique-os com gergelim; asse por 40 minutos ou até dourar. Desenforme e deixe esfriar.
Compartilhe no Google Plus

About Fernando Zambrotti

Esse blog, cujo o autor é amante da gastronomia, busca passar para os leitores as melhores receitas de família, portanto, bom apetite.
    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário